Tabelas do Simples

Escolha a alíquota mais conveniente para sua atividade.

Para escolher as atividades principal e secundárias de sua empresa, seja para a abertura ou para alteração, faça uma pesquisa no site do IBGE/Concla. Lá são informados os códigos CNAE de acordo com a atividade descrita. É o código CNAE que definirá alíquota a ser paga no Simples Nacional.

Se você for Comércio ou Indústria, não há muito o que fazer, pois as tabelas para estes tipos de atividade são uma só. Contudo, se você for Prestador de Serviços, há 3 tabelas. Em alguns casos, atividades muito semelhantes aparecem enquadradas em tabelas diferentes. Tente escolher aquela com a alíquota menor sem se desvirtuar de sua verdadeira área de atuação, já que pagar imposto sobre a tabela errada é considerado sonegação.

Sua empresa pode desempenhar atividades enquadradas em tabelas diferentes. O Imposto do Simples será calculado de acordo com o faturamento em cada atividade separadamente.

Confira as alíquotas
RESULTADO:

Tabela Alíquota inicial Ramo de Atividade
ANEXO I 4% Comércio
ANEXO II 4,5% Indústria
ANEXO III 6% Serviços
ANEXO IV 4,5% Serviços
ANEXO V 15,5% Serviços


Observações:


© Contador Amigo - Contabilidade Online para microempresas optantes pelo Simples | Rua Ofélia, 238 - 17º andar - 05423-110 - São Paulo - SP - tel: 11 3434-6631